Introdução

Saudações terráqueos !

Permitam-me apresentar o humilde ser que vos fala. Sou o Doutor Cuca, um típico habitante do ciberespaço ao qual foi destinada a difícil missão de ajudar os meros mortais, no caso vocês, em suas árduas jornadas pessoais em busca do domínio satisfatório das ciências exatas. Como um terráqueo típico, é provável que você tenha alguns probleminhas na hora de utilizar as poderosas técnicas de premonição, dedução e indução desenvolvidas pela raça humana desde tempos pitagóricos. Assim como o caminho para a borda do mundo era repleto de assustadoras e devastadoras quimeras marítimas, o caminho para as ciências exatas é repleto de dificuldades aparentemente intransponíveis (quem disse que prever o futuro seria fácil ?). No entanto, como eu pretendo convencê-los ao longo da longa jornada que começamos hoje, tais dificuldades, assim como as quimeras das grandes navegações, são inteiramente imaginárias. Vocês começarão a compreender tal importante ensinamento no momento que notarem que suas Nemêsis, seus Arquimigos, aqueles que colocam todos os obstáculos que os impedem de escalarem ombros de gigantes e darem uma boa olhada no horizonte infinito da lógica, do empirismo, do pensamento contemplativo reflexivo, enfim, do espírito científico por excelência, são compostos por ninguém menos do que vocês mesmos. E suas maiores armas são sua falta de motivação, falta de disciplina e, acima de tudo, a crença arraigada em vossas mentes de que tudo o que você precisa para dominar as ciências exatas é uma memória formidável para decorar um volume infindável de fórmulas matemáticas, além de lembrar em qual ocasião você deve usar cada uma delas. Se você analisar bem tal crença verá que você nunca estaria operando um microcomputador neste momento se a ciência realmente fosse desenvolvida de tal forma.

Será minha missão, daqui pra frente, ensiná-los a forma de pensar dos cientistas e mostrar algumas coisas que eles andaram descobrindo desde a descoberta do fogo pelo homem pré-histórico. Sintam-se a vontade para trilharem os diversos artigos que constituem este site da forma que melhor satisfaçam seus interesses. Estou disponível para tirar qualquer dúvida que surja no caminho. Conto com sua boa vontade, sua disciplina e sobretudo seu interesse para trilharmos este longo caminho. O mínimo que vocês têm a ganhar é um belo 10 em sua próxima prova de física. E não se esqueçam, o céu é o limite !

Anúncios

2 Comentários

  1. Sou uma “vítima” dos seus ensinamentos e posso dizer ,com certeza, que já aprendi muito com ele. E te agradeço muito por isso! E , principalmente, por todo o carinho e atenção que o mestre tem me dedicado.
    Quanto ao espírito científico,basta manter o espírito aberto como de uma criança,que sempre quer aprender tudo com curiosidade e prazer. E isso, o mestre sabe que tenho de sobra…
    Sua eterna aluna, curiosa e admirada!
    Rejane

  2. eu aprendi muito com ele só tenho a agradecer!!! obrigado”””


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s